quinta-feira

Plantadores de Arroz do Vale de Apodi estão Organizados.

Plantio de Arroz no Vale do Apodi/RN.
Bebé Gama Presidente da APAVA
(Associação dos Produtores de Arroz do Vale do Apodi)
Agricultor (Edimar) Verificando a germinação do Arroz "Lanceado"
Outro método de Plantação do Arroz é o "Transplante".
Está acontecendo agora pela manhã na Câmara Municipal de Apodi a apresentação e aprovação do terreno para a instalação de uma mini-fabrica de beneficiamento do arroz que é produzido pelos agricultores apodienses. Vale ressaltar que a instalação desse progeto é de suma importância para os agricultores que trabalham com a cultura do Arroz, pois somos o município Potiguar que possui o maior produção desse grão. A instalação dessa mini-fábrica trará beneficios bastantes sgnificativos, pois o produtor estará evitando o atravessador que hoje quase escraviza o trabalhador rural. Vale ressaltar que essas conquistas é fruto da organização que vem tendo a Associação dos Produtores de Arroz no Vale do Apodi através da APAVA.

quarta-feira

Está no blog Santana News

Quinta feira à noite o Projeto Mova Brasil no Distrito de Santana recebeu a visita do Coordenador do projeto na região de Apodi, Felipe Guerra e Caraúbas Francisco Agnaldo de Oliveira Fernandes que tem como responsabilidade acompanha os trabalhos que esta sendo desenvolvido. O projeto Inspirado no Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA), criado pelo educador Paulo Freire, o Projeto MOVA-Brasil segue no caminho para além das letras e números. Desenvolvido por meio de uma parceria entre Petrobras, Federação Única dos Petroleiros (FUP) e Instituto Paulo Freire (IPF), tem como finalidade promover a dignidade humana garantindo aos indivíduos e às comunidades a oportunidade de reconstruírem seu destino e de conquistarem o direito à cidadania plena e participativa. A principal meta do Projeto Mova Brasil. -Contribuir para a redução do analfabetismo no Brasil, o fortalecimento da cidadania e a construção de políticas públicas para a Educação de Jovens e Adultos. -Estabelecer parcerias com outros projetos do Programa de Responsabilidade Social da Petrobras -Desenvolvimento & Cidadania e com organizações, sindicatos, movimentos sociais e populares e governos; -Organizar turmas de Alfabetização de Jovens e Adultos em regiões prioritárias para os parceiros envolvidos no processo. -Formar Coordenadores de Pólo, Assistentes Pedagógicos, Coordenadores Locais e Monitores.
Fonte: Santana News

Tema da semana

O tema da semana, contou com a participação de Edilson, falando sobre a Festa Sementes da Paixão, que houve em Campina Grande-Paraiba, onde foram 26 trabalhadores rurais de Apodi. Edilson esteve falando da importancia das sementes nativas para os agricultores e muito mais. Você não Ouviu o Programa: Noticias do Campo? Então não deixem de ouvir... Todas as quartas-feira, na AM 1030 vale do Apodi a partir das 11:00 hs ao meio dia. Programa: Noticias do campo

Noticias da semana

Noticia Dia 17 de Março, houve uma reunião da equipe de formação, a mesma contou com a presença de Zé Edson, ele que esteve ajudando no cronograma da próxima oficina. 2ª Noticia Quinta dia 18 de março na comunidade de Água Fria, aconteceu a reunião do grupo de jovens, desta feita foi discutido assuntos voltados para a organização juvenil. 3ª Noticia Dia 19 de março foi um dia de festa para os agricultores que foram até campina grande na Paraiba, para fazer parte da Festa da Paixão, o STTR, participou levando mais 26 trabalhadores rurais, para cada vez valorizarmos as Semente nativas para melhor produzir. 4ª Noticia Domingo 21 de março, marcou a chegada das mulheres que foram A Marcha Mundial da Mulheres em São paulo, mulheres fortes que caminharam 10 dias, representando a busca por igualdade, o não ao preconceito e trazendo na bagagema esperança de dias melhores para todas as mulheres. O Sindicato de Apodi, sempre apoiou a luta das mulheres e parabeniza as 19 mulheres que representou Apodi e principalmente as trabalhadoras rurais na Marcha Mundial da Mulheres em São Paulo.

segunda-feira

Aniversariante do Dia

Esse aniversariante é muito especial.
Homem lutador e dedicado em tudo que faz, receba nossos votos de felicidades, paz, saúde e sucesso, pois você tem toda a sua vida pela frente pra conquistar cada um de seus objetivos. Estamos sempre com você pra o que precisar. Essa familia é sua e você é parte dela.
Aguinaldo... Feliz aniversario de toda a Familia do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi.

Agricultores(as) de Apodi participam das comemorações da SEMENTE DA PAIXÃO.

Aproximadamente 40 Agricultores(as) estiveram participando na última Sexta do Evento de Comemoração do quinto ano da "Semente da Paixão". As comemorações foram realizadas na Cidade de Campina Grande na Paraíba, o evento das Sementes da Paixão acontece a nível de Região Nordeste. O município de Apodi estava muito bem representado pelos seus agricultores que possuem um banco de sementes muito valorizado por quem conhesse o mesmo. Através dos Bancos de sementes os agricultores buscam preservar as suas sementes nativas, garantindo uma plantação sadia e produtiva diferentemente da produção agro-industrial que é baseada no evenenamento através dos agrotóxicos.