quarta-feira

Resistência ao Perímetro Irrigado da Chapada do Apodi será discutido em Seminário realizado pela UFERSA.

 
O Centro de Referência em Direitos Humanos do Rio Grande do Norte, em parceira com o Grupo de Estudos em Direito Crítico, Marxismo e América Latina – GEDIC, a INCUBOESTE/UFERSA, assim como com o Ministério Público Estadual Sertão e outras entidades estão promovendo a partir de hoje, 04, até o dia 06 de dezembro o “Seminário de Direitos Humanos do Semiárido: Construindo uma cultura de direitos”. A abertura do evento será hoje, 04, às 18h, no Auditório Amâncio Ramalho, localizado no Prédio da Reitoria da UFERSA Mossoró.
Segundo o Coordenador do GEDIC e do curso de Direito da UFERSA, professor Daniel Valença, o objetivo do encontro é discutir temáticas referentes aos Direitos Humanos no Semiárido. “A abordagem será no contexto do Agronegócio, Agrotóxicos e as violações decorrentes do modelo de produção rural atual, bem como o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Sistema de Garantia de Direitos, de modo a contribuir na construção de uma cultura de direitos no estado”, frisou. Já o professor Thiago Dias, coordenador da INCUBAOESTE, destaca a importância da economia solidária como modelos alternativos para o desenvolvimento rural.
O evento contará com duas mesas, com a participação de diversos nomes nacionais e locais da área de Direitos Humanos, Agroecologia, História, Psicologia e do Ministério Público como Frei Gilvander (CONEDH-MT), a Socióloga Alzira Medeiros, a Profa. Jovelina Santos (História/UERN), além da participação do Promotor da Infância e Juventude Sasha Alves (MP/RN). Após as plenárias vão haver momentos de discussão em GD’s sobre diversas temáticas no âmbito dos Direitos Humanos.
A primeira mesa debaterá o Perímetro Irrigado da Chapada do Apodi/RN onde o DONCS tem proposto desapropriar 13.800 ha de terras atingindo cerca de 800 famílias tradicionais que sobrevivem na Chapada do Apodi/RN.

Lembrando: POR QUE SOMOS CONTRA O PROJETO DE IRRIGAÇÃO EM APODI?
O projeto vai entregar as terras da chapada e a água da Barragem de Santa Cruz para 05 empresas do agronegócio; O projeto vai expulsar centenas de famílias de pequenos agricultores e agricultoras de suas terras; O projeto irá fazer desaparecer várias comunidades; O projeto vai provocar o envenenamento das terras, das águas e da população; O projeto vai acabar com a produção de mel, da caprinocultura, da avicultura, etc; O projeto vai acabar com a produção agroecológica das comunidades; O projeto vai provocar a escassez de água para os produtores de arroz do vale; O projeto vai provocar, a exemplo de outros perímetros irrigados, a miséria, a prostituição e a violência no município de Apodi.
Informações extraídas do site da UFERSA.
 

Nenhum comentário: