quinta-feira

Agricultores de Apodi/RN conhecem de perto o perigo do agronegócio ao participar de Romaria em Limoeiro do Norte/CE.

No ultimo dia 21 de Abril uma delegação composta por mais de 50 agricultores e agricultoras do município de Apodi estiveram participando da 4ª Semana Zé Maria do Tomé, que acontece na comunidade de Tomé localizada no município de Limoeiro do Norte/CE.
As atividades da Semana Zé Maria do Tomé são organizadas pelo Movimento 21 que se articulou na Chapada do Apodi/CE depois do assassinato do Camponês José Maria, que criticava veementemente o uso demasiado dos agrotóxicos pelas empresas do agronegócio que estão instaladas.
A Caravana de agricultores do município de Apodi teve a oportunidade de conversar com agricultores residentes da Comunidade de Tomé, onde foi relatado que o perímetro irrigado instalado por lá está servindo somente ao grande capital, e que dezenas de famílias vivem a margem do processo que foram excluídos pelas empresas do agronegócio ao decorrer da implantação de tal perímetro Irrigado.

MAIS SOBRE ZÉ MARIA DO TOMÉ
Zé Maria foi assassinado com mais de vinte tiros, à queima roupa, próximo a sua residência, na comunidade de Tomé, zona rural de Limoeiro do Norte (CE). O defensor de direitos humanos destacou-se na luta contra a pulverização aérea de agrotóxicos, na Chapada do Apodi, Ceará. Essa atividade, promovida por grandes empresas do agronegócio, causa a contaminação da água, plantações e solo das comunidades da região. Além disso, provoca diversas doenças nos trabalhadores das empresas e moradores. Essas denúncias encontraram repercussões em ações judiciais, procedimentos do Ministério Público (Estadual, Federal e Trabalhista) e em inúmeras pesquisas acadêmicas.

No dia 21 de abril de 2010, o defensor de direitos humanos foi assassinado, a poucos metros da sua casa, em típica ação de pistolagem. A lei que proibia a pulverização aérea foi revogada em dia 20 de maio de 2010, um mês após o assassinato de Zé Maria.


FOTOS DA ROMARIA:



















Fotos de Talvacy Chaves e Ana Flávia Fernandes.

Nenhum comentário: