quinta-feira

1ª Notícia
No dia 25 de agosto, aconteceu em lage do meio, a reunião do grupo de jovens, desta feita foi discutida a seguinte pauta, projeto de construção da quadra de esporte para o grupo de jovens, também foi feito uma reflexão sobre a participação dos jovens nas atividades do entreposto de mel.

2ª Notícia
Nesta semana aconteceu em Santa cruz a reunião para inicio dos trabalhos de reforma do centro comunitário da associação, é uma obra feita com recursos do Programa de Desenvolvimento Solidário - PDS, e está a todo vapor o processo de construção.

3ª Notícia
As construções das cisternas já foram iniciadas em várias comunidades como as de Juazeiro II, Carnaúba Seca, Arção, João Dias, Barro vermelho, Traíras, Rapé, Estreito e Baixa Fechada II. Na próxima semana as construções estarão sendo iniciadas em Paulista e Bela Vista e as demais comunidades ao decorrer das demandas.
Flávio coordenador do projeto ainda avisa que se houver cisterneiros interessados na construção das mesmas pode está o procurando, pois ainda há vagas.

4ª Noticia
Educadores de todo o País que participam do projeto Mova Brasil, desenvolvido pela Petrobras, estiveram presentes no VIII Encontro Nacional da Rede Mova Brasil, no Imirá Plaza Hotel em Natal/RN - Via Costeira. O evento, que começou na última quarta-feira (25) encerrou-se na sexta-feira (28) contou com uma delegação de 7 Educadores Populares dos Municípios de Apodi, Felipe Guerra e Caraúbas.
O núcleo que é sediado no STTR de Apodi Coordenado pela pessoa de Agnaldo Fernandes enviou quatro delegados (as) e o outro Núcleo Coordenado por Itamara Isis enviou três delegados (as) contabilizando um total de 7 educadores populares.

5ª Noticia
Na Noite de Sábado passado (28 de Agosto de 2010), a Associação dos Pequenos Produtores do Sítio Bamburral comemorou juntamente com a comunidade e várias outras entidades 15 anos de Fundação. Durante o período de comemoração foram Comunidade, desde os seus idealizadores até os parceiros atuais da Associação. Toda a Diretoria da Associação agradece aos que se fizeram presentes e colaboraram para a execução da mesma, pois sem o apoio de alguns a concretização deste ato seria praticamente impossível.

6ª Notícia
No dia 26, aconteceu a reunião da ASA em Severiano Melo onde foi Discutido sobre Educação contextualizada. Ainda ficou encaminhada uma reunião com representação do fórum nos dias 02 e 03 de setembro, em Humberto e o seminário estadual da ASA nos dias 14 e 15 em Santa Terezinha Mossoró.

7ª Notícia
No dia 25 aconteceu uma reunião com os grupos produtivos e feirantes, cooafap, coopape e STTR, para discutir sobre o PENAI, levantamento e cadastro da produção dos produtores, edital da prefeitura sobre a compra da merenda escolar, referente ao restante do ano de 2010.

quarta-feira

Dez respostas para uma pergunta: Por que as propriedades rurais de terra no Brasil precisam ter um limite máximo de tamanho?

De 1 a 7 de setembro, vote, diga sim e mostre seu poder popular
Por Assessoria de Comunicação FNRA
 

Sociedade brasileira tem a chance de acabar com o latifúndio no Brasil durante o Plebiscito Popular pelo Limite da Terra, que ocorre em todo Brasil de 1 a 7 de setembro.
1- Porque a concentração de terra é a grande responsável pela miséria e fome em nosso país.
2 - Porque no Brasil se uma pessoa quiser comprar todas as terras privadas de Norte a Sul, de Leste ao Oeste, pode! Pois não existe uma lei que limite o tamanho da propriedade de terra no nosso país.
3 - Porque o latifúndio e o agronegócio, no ultimo século, expulsaram mais de 50 milhões de pessoas do campo, provocando o surgimento de milhares de favelas em todo o País, onde vivem mais de 80 milhões de brasileiros e brasileiras em condições desumanas. Se não houver uma Reforma Agrária decente este número vai aumentar ainda mais.
4 - Porque muitas famílias sem terra poderiam ter acesso à terra e com isso aumentaria a produção de alimentos, pois a agricultura familiar e camponesa é a responsável pela produção dos alimentos da mesa dos brasileiros.
5 - Porque são as pequenas propriedades que produzem alimentos orgânicos, livre dos agrotóxicos e é um direito das populações do campo e da cidade ter uma alimentação saudável
6 - Porque a agricultura familiar e camponesa cria muito mais empregos. Emprega 15 pessoas a cada 100 hectares, enquanto que o agronegócio emprega apenas duas.
7 - Porque o latifúndio e o agronegócio são os grandes responsáveis pela violência no campo e pela exploração do trabalho escravo.
8 - Porque banqueiros, grandes empresários e corporações internacionais são donos de grande parte dos latifúndios. Muitos nunca plantaram um pé de cebola.
9 - Porque 1% dos estabelecimentos rurais, com área de mais 1 mil hectares e ocupa 44% de todas as terras, enquanto praticamente 50% dos estabelecimentos com menos de 10 hectares, ocupam somente, 2,36% da área.
10 - Porque no século passado pelo menos 20 países estabeleceram um limite para propriedade rural, entre eles países desenvolvidos como Itália, Japão, Coréia do Sul. Agora é a nossa vez!
Se você concorda que é preciso acabar com a concentração de terras e riqueza em nosso país. Se você está cansado de tanta desigualdade e acredita que com uma Reforma Agrária justa podemos desenvolver o Brasil não só economicamente, mas também no âmbito social, gerando renda, empregos e distribuição de renda, você pode ajudar a mudar o Brasil!
De 1 a 7 de setembro participe do Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra. Diga sim! Coloque limites em quem não tem!
Exerça sua cidadania e mostre que, juntos, podemos conquistar o que é de direito de todos os brasileiros e brasileiras.

segunda-feira

Educadores Populares de Apodi participaram do VIII Encontro Nacional do MOVA-Brasil.

Em pé: Gildevania, Saúde e Lenilza
Sentados: Agnaldo, Luzia, Cleide e Sabino.
Plenária
Cerca de 450 participantes de todos os Estados Brasileiros
Show com o Poeta Antonio Francisco
Shows com Artistas Locais
Imirá Plaza Hotel Internacional
Educadores de todo o País que participam do projeto Mova Brasil, desenvolvido pela Petrobras, estiveram presentes no VIII Encontro Nacional da Rede Mova Brasil, no Imirá Plaza Hotel em Natal/RN - Via Costeira. O evento, que começou na última quarta-feira (25) encerrou-se na sexta-feira (28) contou com uma delegação de 7 Educadores Populares dos Municípios de Apodi, Felipe Guerra e Caraúbas.
O núcleo que é sediado no STTR de Apodi Coordenado pela pessoa de Agnaldo Fernandes enviou quatro delegados (as) e o outro Núcleo Coordenado por Itamara Isis enviou três delegados (as) contabilizando um total de 7 educadores populares. 

O Encontro contou com a realização de vários Círculos de Culturas:
01. Alfabetização e Trabalho;
02. Alfabetização e Mobilização Intervenção Social;
03. Alfabetização e Continuidade;
04. Alfabetização e educação Inclusiva;
05. Alfabetização e Educação Prisional;
06. Arte-educação: a Cultura Popular nas Turmas de Alfabetização de Jovens e adultos;
07. Alfabetização e Políticas Públicas;
08. Alfabetização e Educação do Campo;
09. Alfabetização e Juventude;
10. Alfabetização e Gênero;
11. Alfabetização e a educação quilombola e a implementação das leis 10639 e 11645;
12. As novas tecnologias nas turmas de alfabetização;
13. Educação para a convivência do semi-árido.

O objetivo principal do encontro é a discussão e construção de políticas públicas para a educação de jovens e adultos (EJA).
Os educadores populares trabalham diariamente com uma metodologia diferenciada, ensinando, através de assuntos vivenciados pelos próprios alunos no seu dia a dia. Temas atuais como saúde, violência, meio ambiente, cidadania são abordados em sala de aula.

Projeto

Inspirado no Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos, criado em 1989, pelo educador Paulo Freire, o principal objetivo do projeto Mova Brasil, patrocinado pela Petrobras, é reduzir o analfabetismo no Brasil, utilizando para isso, uma metodologia pedagógica com elementos do cotidiano do aluno para estimular suas habilidades de leitura e escrita, além de desenvolver uma visão crítica da realidade.
As salas de aula são montadas em espaços da própria comunidade para grupos de, em média, 25 alunos a partir dos 15 anos, que não tiveram acesso à alfabetização em idade apropriada.

Associação Comunitária de Bamburral comemora 15 anos de Existência

Comenda JAIR MOREIRA
Prestígio da Comunidade
Ageu, Idealizador da Fundação da Associação Junto a Comunidade
Eti, doador do Terreno para a construção da Sede da Associação
Zé de Henrique, o sócio mais Idoso da Associação
Gilvan Alves, parceiro e contador da Associação (Trabalho Voluntário)
Joaquim de Bone, doador do Terreno para a construção de um poço
 para o Abastecimento da Comunidade.
Edison Neto, STTR sempre presente na luta das comunidades rurais.
Audivam Fernandes, Palavra de incetivo a Comunidade.
José Evangelista, Momento de agradecimento a DEUS.

Na Noite de Sábado passado (28 de Agosto de 2010), a Associação dos Pequenos Produtores do Sítio Bamburral comemorou juntamente com a comunidade e várias outras entidades 15 anos de Fundação. Durante o período de comemoração foram realizadas várias homenagens aos atores que fizeram parte da história da Associação da Comunidade, desde os seus idealizadores até os parceiros atuais da Associação. Toda a Diretoria da Associação agradece aos que se fizeram presentes e colaboraram para a execução da mesma, pois sem o apoio de alguns a concretização deste ato seria praticamente impossível.
Segundo Rita Alves (atual Vice-Presidente) “toda a comunidade está de parabéns, especialmente a Comissão Organizadora do Evento, pois há muitos anos se tentava homenagear as pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da nossa comunidade e desta vez a Comissão que estava Organizando deu de conta do recado”. Continuou “essa é uma maneira que nós da diretoria encontramos para estimular o trabalho coletivo na comunidade”.

O SAL DA TERRA

O caos por que estão passando os moradores da chapada de Apodi virou manchete em revista de renome nacional nesse mês de Agosto. A Revista Carta Capital publicou matéria que transmite todo os problemas vivenciados pelos agricultores e agricultoras na Chapada do Apodi relatando a vida dos moradores de  Limoeiro do Norte, localizado a 205 quilômetros de Fortaleza. 
“Gabriel, meu filho, bora lá ver onde o pai virou estrelinha”, diz Maria Lucinda Xavier na porta da venda modesta construída no cômodo da frente da casa da família, no Tomé, distrito de Limoeiro do Norte, a 205 quilômetros de Fortaleza. Branquinha, como é chamada pelos amigos, pega o menino no colo e leva o repórter a uma curva da estrada próxima que liga Limoeiro ao distrito. No dia 21 de abril deste ano, José Maria Filho, 44 anos e dois filhos com Branquinha (Gabriel, de 4 anos, e Márcia, de 19), voltava da Câmara Municipal quando foi executado. Em um trecho ermo da estrada, levou um tiro de espingarda calibre 12, seguido de 17 tiros de pistola calibre 40. Quatro meses depois, o inquérito – presidido por um delegado da capital destacado para o caso – não apontou nenhum suspeito. O mais provável, diz quem acompanha a apuração, é ficar por isso mesmo: mais um caso de pistolagem na região sem mandante identificado, uma triste rotina a que os moradores da região parecem habituados.
Veja a matéria na integra acessando:

APAVA será contemplada com unidade de Beneficiamento do Arroz


Os produtores de arroz do Vale do Apodi vão ser beneficiados com a construção de uma Unidade de Beneficiamento do Arroz Vermelho.
De acordo com o presidente da Associação dos Produtores de Arroz do Vale do Apodi, Bebe Gama, o projeto irá garantir a sustentabilidade da produção da cultura do arroz e proporcionar aos agricultores uma estabilidade e uma garantia de mercado com o preço mais justo.
Com a construção da unidade de beneficiamento de arroz no Vale do Apodi, a vida dos produtores irá melhorar, pois o arroz sendo beneficiado na própria comunidade pelos produtores afasta de vez a figura do atravessador garantindo desta maneira dias melhores para os que vivem dessas atividades.
A importante obra é fruto de parceria da Prefeitura Municipal do Apodi, via Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos com o Programa de Desenvolvimento Solidário (PDS) do Governo do Estado. Onde tem como proponente a Associação dos Produtores de Arroz do Vale do Apodi - APAVA.