terça-feira

Famílias agricultoras do Semiárido fortalecem produção mesmo na grande estiagem

Por Neto Santos - comunicador FPCSA


Ana Lúcia e sua família sempre desejaram ter um pedaço de chão pra plantar. Hoje, o sonho foi realizado e ela se orgulha da produção Foto: Neto Santos


Quando se faz o cálculo dos seis últimos anos com chuvas abaixo da média no Semiárido Brasileiro, significa dizer que já se passam mais de mil e cem dias em que as famílias agricultoras lutam, criam e se mobilizam para conviver com um fenômeno que se mistura com a história deste mesmo povo: as fortes estiagens.
E como explicar diante de tanto tempo com poucas chuvas ver um povo com sua semente crioula guardada? Uma carne de bode na panela temperada com um cheiro verde, produzido no quintal de casa? E na mesa um doce caseiro quase sempre exclusivo daquela comunidade ou região? Pra ver ou sentir como é possível isso acontecer na mesa de tantas famílias, se faz necessário ir até as pequenas propriedades para uma boa prosa com a família.

Nas comunidades rurais do Semiárido é fácil encontrar ao lado da casa ou quintal, uma tecnologia de captação de água e ver também que isso é possível graças à maneira de conviver com a realidade local, aproveitando de maneira sustentável o que a natureza oferece.
Confira a matéria no site da ASA: http://www.asabrasil.org.br/noticias?artigo_id=10080

Nenhum comentário: